Posição de navios: Porto de Imbituba
Posição de navios: Porto de Itajaí
Posição de navios: Porto de Itapoá
Posição de navios: Porto de Santos
Posição de navios: Porto de São Francisco do Sul
Posição de navios: Porto de Vitória
 
 
 
 
   
 

1. REGISTRO DO EXPORTADOR E IMPORTADOR - Inscrição no Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Para que a operação de exportação seja viabilizada de forma direta, informatizada, a empresa adquire ainda uma senha junto à SRF (Secretaria da Receita Federal), que permite acesso a um software, com interface gráfica - SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), para a formulação do Documento informatizado de Exportação.

2. CONTATO COM IMPORTADOR - Possui caráter exploratório e consiste na identificação de um comprador para produtos e/ou serviços. Os contatos poderão ser através de carta, fax, e-mail ou contato direto.

3. FORMAÇÃO DE PREÇO E CUSTO PARA EXPORTAÇÃO Preço Base no Local de Embarque = C + E + L - BIE + DIE onde:

  • C = Custo Total (custos industriais + despesas financeiras + despesas administrativas + despesas de comercialização)

  • E = Encargos (impostos, taxas, etc.)

  • L = Lucro

  • BIE = Benefícios Inerentes à Exportação (financiamento, drawback, isenção/suspensão de tributos, etc.)

  • DIE = Despesas Inerentes à Exportação (comissão de agente, embalagem especial, corretagem de câmbio, transporte e seguro internos, etc.)

4. ANÁLISE DO PEDIDO

5. EMISSÃO DA FATURA PRO FORMA - Documento que contém as condições de venda, pagamento, entrega, transporte, preço, prazo de entrega, especificações das mercadorias, caracterização do exportador e importador, embalagens, validade da cotação, entre outras informações que se julguem necessárias.

6. PREPARAÇÃO DA MERCADORIA (embalagem)

7. CONFECÇÃO DO ROMANEIO OU PACKING-LIST - Documento necessário para o desembaraço da mercadoria, que especifica os volumes de mercadorias e seus respectivos conteúdos.

8. REGISTRO DE EXPORTAÇÃO (RE) - No Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX). Posterior à inscrição junto à SECEX e mediante senha, para operação no referido sistema.

9. EMISSÃO DE NOTA FISCAL - Utilizado para o trânsito interno da mercadoria, acompanhando-a até o ponto de desembaraço para o exterior.

10. CONHECIMENTO DE EMBARQUE (B/L ou AWB) - Emitido pelo transportador internacional da mercadoria ou seu agente autorizado.

11. CERTIFICADOS - Tratam-se de certificados especiais para o embarque da mercadoria ao exterior, exigidos muitas vezes no país de destino.

12. CONTRATAÇÃO DE CÂMBIO - Negociação com a instituição financeira operadora de câmbio. O pagamento em reais ou a conversão da moeda estrangeira recebida pela aquisição das mercadorias exportadas, formalizado através de contrato de câmbio.

13. EMBARQUE DA MERCADORIA E DESPACHO ADUANEIRO

14. PREPARAÇÃO DOS DOCUMENTOS PÓS-EMBARQUE

  • Documentos para negociação junto ao Banco: Fatura Comercial, conhecimento de embarque (B/L), letra de câmbio ou saque, Carta de crédito (original), certificados adicionais (quando necessário), apólice ou certificado de seguro (caso a condição seja CIF), entre outros.

  • Documentos contábeis (arquivamento): Fatura Comercial, conhecimento de embarque (B/L), nota fiscal, apólice ou certificado de seguro, contrato de câmbio, entre outros.

15. LIQUIDAÇÃO DO CÂMBIO - Efetuado após a transferência para o banco do exportador, conforme as condições descritas no contrato de câmbio.